quinta-feira, 16 de julho de 2009

VIVENCIANDO SITUAÇÕES PROBLEMAS

O curso "Gestão de Mídias na Escola" nos apresentou situações problemas com posssibilidades reais de acontecer no dia a dia de uma escola. Este exercício leva o Gestor a pensar as várias possibilidades de soluções para o problema emergente. Vejamos a situação problema:
Situação Problema 1) A escola Luis Miguel, localizada no bairro Liberdade, recebeu há um ano, um laboratório de informática com (10) máquinas conectadas à internet Todos da escola ficaram muito contentes, entretanto o laboratório permanece fechado por falta de coordenador que organize o atendimento diário aos professores. Que providências o gestor da escola poderia tomar no sentido de viabilizar o uso efetivo do laboratório?


Respondendo: Esta é uma situação muito comum nas escolas públicas da rede estadual: a falta de funcionários, principalmente aqueles com formação específica para atuarem em laboratórios, bibliotecas, secretaria, etc. Estes funcionários são fundamentais para garantirem não somente o uso, mas a manutenção destes locais e patrimõnio.
Uma solução para a situação-problema apresentada seria: 1) Selecionar alunos com conhecimento na área de informática para que funcionem como "monitores" e que possam atender as necessidades da escola;uma outra solução também poderia ser a "designação" de um professor com conhecimento em informática, para que possa, dentro da sua disponibilidade, atender as necesidades dos alunos e dos demais professores.
Estas podem ser algumas das soluções viáveis e possíves dentro do espaço escolar. Entretanto concebemos a idéia de que as escolas públicas precisam de funcionários em setores considerados estratégicos, com formação e qualificação apropriadas para o desempenho de tarefas tão importantes quanto o de ministrar aulas.

Nenhum comentário: