Espaço do Aluno

DICAS DE VESTIBULAR

As questões do Enem quase sempre priorizam o raciocínio lógico, sem descartar totalmente as fórmulas. As provas de Matemática e Física, por exemplo, são mistas, com questões abertas e fechadas. As demais disciplinas têm questões objetivas na avaliação dos conhecimentos dos estudantes. Há ainda a redação que facilita o ingresso em Faculdades e Universidades através da nota do ENEM.

No Enem a interpretação correta das questões é a chave para se sair bem na prova

Todos os anos, no segundo semestre, geralmente no mês de Agosto, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) assombra alguns adolescentes e outros estudantes que também voltam a estudar anos depois. Com a chance de conseguir uma Bolsa de Estudos pelo Prouni (Programa Universidade para Todos), o Enem torna-se preocupação para muitos. Assim, o Vestibular1, vem mais uma vez dar uma "mãozinha" para quem vai prestar esta prova e ser mais um apoio ao seu objetivo.

Embora, atualmente, as instituições de ensino superior estejam sofisticando e ampliando as formas de ingresso dos estudantes na faculdade, O Enem ajuda ou complementa notas para o vestibular, que é ainda a maneira mais tradicional e comum de se iniciar um curso de graduação.

Muitas instituições de Ensino Superior reservam um percentual das suas vagas para disputa através das notas do resultado apresentado pelo candidato neste exame nacional. A nota do ENEM, em outros casos, se soma de forma proporcional ao resultado do vestibular. Alunos que obtêm um bom resultado na prova, podem ter vantagens a mais, se comparados a outros candidatos.

Insegurança e ansiedade são maiores e até normais, já que a prova do Enem é aplicada em uma condição mais tensa, com grande número de concorrentes por todo o Brasil. Todavia, as provas estão cada vez mais bem elaboradas, primando pelo raciocínio e evitando o desgaste mental e até mesmo uma certa paranóia na memorização de fórmulas. Exigindo mais raciocínio do que memorização.

Entendendo a questão, ou o que o problema propõe, a solução é baseada no raciocínio e em conceitos e não somente na aplicação de fórmulas. Os alunos devem ter calma na leitura das questões e uma boa capacidade para interpretar os enunciados.

A melhor dica que podemos dar é a leitura.

O aluno deve adquirir e nutrir o hábito da leitura, além de uma boa preparação nos assuntos específicos, que o torna mais informado, qualificado e com maior habilidade na interpretação e na escrita. Com as leituras, o aluno avança proporcionalmente em diferentes áreas, como a de Redação e Conhecimentos Gerais nas áreas de Geografia, História, Biologia, Física, Química e Matemática, que exigem do aluno entendimento dos enunciados das questões e problemas propostos na prova.

Veja as provas dos últimos anos do Enem

Prepare-se para o Enem desde já - Se você está no 1º ou 2º ano, saiba que a dedicação do candidato durante o ensino médio pode facilitar o acesso à faculdade e livrar o estudante do estresse da última hora. O Vestibular1 já oferece uma Revisão completa que auto-avalia o aluno do ensino médio pelas provas anteriores e pelos simulados e revisões propostas em nosso portal e sites parceiros. Ao final do terceiro ano, o aluno estará preparado em função de três exames do Enem realizados ao longo do ensino médio, na forma de treineiro. Este tipo de auto-avaliação valoriza os estudantes que trabalham com empenho desde o primeiro ano e que já se conscientizaram de que a boa preparação é alcançada com trabalho permanente, e não somente com dedicação concentrada no final do último ano.

Outras dicas do Vestibular1

1) Faça as provas anteriores e simulados, eles são importantes no sentido de dar agilidade e condicionamento para a prova do Enem. As provas anteriores e os simulados são a possibilidade de avaliação de seu desempenho e de seu domínio sobre os conteúdos apresentados. Só assim você será capaz de detectar seus pontos fortes e fracos, redirecionando-se no sentido de potencializar os primeiros e corrigir os últimos. A melhor maneira de efetuar esta avaliação é, sem dúvida, simulando situações reais das provas que enfrentará no ENEM.

2) Não é recomendável tentar tirar as dúvidas no dia anterior ou minutos antes da prova ou escrever as fórmulas para gravar, não adianta, apesar de ser comum. Compareça às provas bem alimentado, coma comidas leves que garantam energia sem causar aquela sonolência indesejável.

3) Leve água, barra de cereais ou chocolate para o local de prova, para se manter bem alimentado e com vigor ao longo da jornada. Procure chegar, pelo menos, 30 minutos antes do início da prova, não se esqueça de levar material adequado para a resolução da prova e os documentos exigidos, sua tranqüilidade neste momento é muito importante.

4) Faça uma leitura completa da prova com calma, analisando e interpretando cada questão antes de começar a resolvê-la. Esta prática pode beneficiar o candidato, que identifica a melhor estratégia para resolução das questões, priorizando as que o mesmo possui maior facilidade ou melhor conhecimento. Perder alguns minutos na leitura de cada questão pode significar muitos minutos adiante.

5) Pegar a prova e ficar pulando questões, pular do início para o fim e vice-versa, a todo instante, também não resolve. Saiba que há uma lógica na elaboração das provas. E é lenda a impressão de que resolver as questões de "traz para frente" é mais fácil. Quase sempre as primeiras questões são mais rápidas e de simples resolução. A tendência lógica da prova é a evolução do raciocínio. No final, as questões são mais trabalhosas, porém mecânicas, o que dá a sensação de que são mais fáceis.

6) Você não deve se preocupar com questões que parece não se lembrar, pode pular uma ou outra para depois retomá-las com calma e paciência e controlando o seu tempo restante. Não se disperse ou dê atenção às conversas que possam tirar sua concentração.

Boa prova e boa sorte! - Equipe do Vestibular1
www.vestibular1.com.br