Fonte: http://www.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=20148
O Teatro João do Vale abriu suas portas nesta segunda-feira (7), às 9h, para receber o XV Festival Maranhense de Teatro Estudantil - “Troféu Cosme Júnior”. O festival, que nasceu em 1996, acontece de até a segunda-feira (14) e apresenta produções de escolas de ensino fundamental, médio, das redes públicas e privadas das cidades de São Luís, Açailândia, Alcântara, Miranda do Norte, Timon, Rosário, entre outras.
O festival que já se firmou no calendário cultural de São Luís é uma iniciativa do Centro de Artes Cênicas do Maranhão (Cacem), órgão da secretaria de estado da Cultura. Segundo a coordenadora pedagógica do Cacem, Ivone Araújo, o Festival busca levar a cultura e a arte para dentro das escolas. “Procuramos, por meio do projeto, realizar o encontro das escolas, fazer com que os alunos participem das peças e aprimorem sua desenvoltura por meio das encenações. Este evento é muito aguardado pela comunidade de São Luís”, disse.
As apresentações acontecerão nos períodos matutino e vespertino. Na terça-feira (8), a partir das 9h, as encenações seguem no João do Vale, com a Escola Paroquial Frei Alberto, com a peça “A fada dente de leite e Laçarote Rosa”, duração de 40 minutos. O segundo dia de atrações contará com outras duas apresentações. Às 10h, “A caminhada de um Santo - De Francisco a São Francisco, com a Companhia Frei Alberto, com duração de 60 minutos.
Logo em seguida, às 11h, “O Trem”, da escola municipal Darcy Ribeiro, de Açailândia; e às 14h a programação vespertina começa com a peça “Casadas Solteiras”, do autor Martins Pena, apresentada pelo Colégio Universitário, seguida da peça “O Noviço”, com o alunos do Colégio Universitário (15h); A Essência do Amor, às 16h com a escola Edinho Lobão Filho e encerrando o grupo convidado Universitário de Teatro GUT.
As comemorações não param por aí. Durante toda a semana o Cacem realiza a exposição “15 anos de Festival estudantil Maranhense” e estará aberta das 14h às 20h, com fotografias que percorrem todas as edições dos festivais incluindo os 15 anos do festival.
O festival que possui viés competitivo fez diferente este ano. Segundo Ivone Araújo, a entrega de troféus será feita a todas as escolas que participaram do Festival 2011. “Todos os anos o evento tem caráter competitivo, porém, este ano a disputa foi colocada de lado. Agradecemos todas as escolas que participaram colaborando com o festival, todas serão presenteadas, pois a edição de 15 anos não envolverá disputa”, afirmou. A cerimônia de encerramento será no palco do Teatro Arthur Azevedo, às 16h de segunda-feira (14), com entrega de troféus Cosme e Júnior e certificados aos participantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário