segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
GINCANA DA SOLIDARIEDADE 2 009
Há dois momentos mágicos na vida em que podemos ser profundamente tocados e que nos fazem acordar para as coisas que verdadeiramente importam.
Um desses grandes momentos acontece quando temos a oportunidade de ajudar alguém. Somos muitas vezes surpreendidos com o bem estar, quase que inexplicável, que vem ao nosso encontro quando resolvemos socorrer outra pessoa. Tudo fica mais bonito e nos sentimos leves, de bem com nós mesmos e com a nossa posição no mundo.
O outro grande momento, nós o vivemos quando temos a oportunidade de estar do outro lado dessa experiência. Quando alguém estende seus braços, de onde menos esperamos, para nos ajudar. É um momento difícil porque estamos vulneráveis, mas, descobrir que não estamos só é um agradável sentimento que nos conforta a dor. É como um milagre que vem, especialmente, bater à nossa porta.
Nessas ocasiões, é comum dizer ou escutar, que não há palavras para agradecer, mas nem é preciso, pois quem dá e recebe ajuda vive uma emoção que tem valor em si mesma.
A solidariedade aproxima os homens e dá sentido á vida.
Parabéns a todos que se empenharam e fizeram a GINCANA SOLIDARIA 2 009
A equipe organizadora e a todos os alunos pelo pesempenho e espirito de solidariedade.
domingo, 20 de dezembro de 2009
13º FESTIVAL MARANHENSE DE TEATRO ESTUDANTIL
Este ano a escola foi CAMPEÃ trazendo os prêmios de: Melhor diretor de espetáculo, melhor espetáculo, melhor atriz, melhor figurino e melhor cenografia.
Muito sucesso a todos e nossas homenagens toda especial ao prof de teatro da escola, Luis Antonio Freire e a colaboradora de vitória profº Graça Fernandes.
sábado, 18 de julho de 2009
I FÓRUM MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO DA ZONA RURAL DE SÃO LUIS
O evento, além de discutir os vários problemas que acometem as comunidades da zona rural, como saneamento básico, acesso, infraestrutura e transporte público, tinha o objetivo de traçar planos e metas para a implantação da Sub-prefeitura da zona rural, proposta em estudo pelo governo municipal, como forma de descentralizar os serviços públicos.
A participação dos convidados e interessados no assunto foi consdiderada boa pela comissão organizadora.
O C. E. Mário Meireles como cedente do espaço e instituição da comunidade de Pedrinhas cumpre assim o seu papel social junto às demais comunidades.
quinta-feira, 16 de julho de 2009
PROJETO DIDÁTICO: "Momento Juanesco" , da Prof. Ray Oliveira
No último dia 20 de junho próximo passado, mês de efervescência cultural e folclórica em São Luis, aconteceu no C. E. Mário Meireles a culminância do projeto didático intitulado “Momento juanesco”, elaborado e dirigido pela Professora Ray Oliveira.
O projeto pretendeu e cumpriu seu objetivo de fazer uma releitura de todo o acervo cultural do folclore do Maranhão, incluído ai, as danças, os ritmos, os folguedos, as comidas típicas, as vestes, etc.
Após pesquisa e produção de trabalhos, as equipes apresentaram em culminância as danças características do folclore maranhense, tais como: dança do lelê, cacuriá, tambor de crioula, tambor de mina, quadrilha, dança portuguesa e o tradicional bumba-meu-boi.
As apresentações contaram com a atenção de professores, funcionários e do gestor geral da escola Prof. Batista Azevedo.
O trabalho, sem dúvida, foi mais um dos notáveis projetos desenvolvidos na disciplina de História pela Professora Ray Oliveira.
Parabéns!
VIVENCIANDO SITUAÇÕES PROBLEMAS
Situação Problema 1) A escola Luis Miguel, localizada no bairro Liberdade, recebeu há um ano, um laboratório de informática com (10) máquinas conectadas à internet Todos da escola ficaram muito contentes, entretanto o laboratório permanece fechado por falta de coordenador que organize o atendimento diário aos professores. Que providências o gestor da escola poderia tomar no sentido de viabilizar o uso efetivo do laboratório?
Respondendo: Esta é uma situação muito comum nas escolas públicas da rede estadual: a falta de funcionários, principalmente aqueles com formação específica para atuarem em laboratórios, bibliotecas, secretaria, etc. Estes funcionários são fundamentais para garantirem não somente o uso, mas a manutenção destes locais e patrimõnio.
Uma solução para a situação-problema apresentada seria: 1) Selecionar alunos com conhecimento na área de informática para que funcionem como "monitores" e que possam atender as necessidades da escola;uma outra solução também poderia ser a "designação" de um professor com conhecimento em informática, para que possa, dentro da sua disponibilidade, atender as necesidades dos alunos e dos demais professores.
Estas podem ser algumas das soluções viáveis e possíves dentro do espaço escolar. Entretanto concebemos a idéia de que as escolas públicas precisam de funcionários em setores considerados estratégicos, com formação e qualificação apropriadas para o desempenho de tarefas tão importantes quanto o de ministrar aulas.
terça-feira, 14 de julho de 2009
O CURSO GESTÃO DE MÍDIAS NA ESCOLA
O curso é direcionado a gestores dos vários pólos da Unidade Gestora de São Lus. O pólo II que compreende as Unidades Educacionais da Zona Rural de São Luis teve a sua capacitação ocorrida entre os dias 06 a 17 de julho.
O C. E. Mário Meireles marcou presença na pessoa do seu gestor geral Prof. João Batista Azevedo que, ao lado de companheiros gestores, puderam assimilar entre outras práticas a construção dos Blogs de suas respectivas escolas.
segunda-feira, 13 de julho de 2009
Bem vindos ao Mário Meireles
Atualmente atende a cerca de 1300 alunos distribuídos nos turnos matutino, vepertino e noturno. A gestão geral é confiada ao Prof. João Batista Azevedo desde 06 de Outubro de 2008. Divide essa responsabilidade com a Prof. Ruth Teixeira e a Prof. Dalcyr Baldez. A Supervisão Pedagógica está a cargo das Professoras Geane Cunha Machado (Turno Matutino), Minervina dos Santos (Vespertino) e Sandra Danielle (Noturno).
O corpo docente é constituido de professores do quadro efetivo (30%) e contratados (70%). Todos com formação inicial em Licenciatura, experiência, capacidade e dinamismos comprovados.